Ícone do site Martelinho de Ouro Barra

Seis dicas para manter a pintura do carro nova

Quando se trata de manter a pintura do carro, pense com carinho no velho ditado: prevenir é melhor do que remediar. Para ajudar, separamos 6 ótimas dicas para manter a pintura do carro e garantir a competitividade no mercado na hora de revender. Confira a seguir.

1. PROTEJA CONTRA O CALOR

A maior vilã da pintura do carro é a exposição a altas ou baixas temperaturas. O carro tem que enfrentar o sol, principalmente porque vivemos em um país tropical. A dica é evitar que isso aconteça ao menos quando o carro esteja parado. Prefira estacionamentos cobertos e, caso tenha, utilize a garagem de casa. Deixar o carro no sol, exposto a altas temperaturas, pode provocar rachaduras imperceptíveis na pintura, mas que no futuro acumulam umidade e podem virar uma ferrugem.

2. NÃO DEIXE OS PÁSSAROS FAZEREM A FESTA

Esse problema não é apenas uma questão de higiene, acredite! A sujeira deixada pelos pássaros possuem substâncias realmente prejudiciais à pintura do carro. Evite parar embaixo de árvores e se, por acaso o incidente acontecer, lave o mais rápido possível.

3. LAVE O CARRO DA MANEIRA CORRETA

Pode até parecer simples, mas existem muitos produtos que não podem ser usados e que comprometem a pintura. Primeiro: nada de detergente de cozinha ou solvente. Use produtos apropriados para lavagem de carro e que são vendidos em lojas especializadas. Evite também lavar o carro sob o sol, pois isso nos remete à primeira dica. Vale lembrar, também, que a frequência ideal é uma vez por semana para a lavagem. Isso evita que a poluição se acumule na lataria.

4. TODA ATENÇÃO NO PÓS-LAVAGEM

Depois da lavagem, existem outros procedimentos para manter a pintura do carro. É preciso secar para evitar que se formem manchas. Primeiro, abra o capô para secar também os dutos. Mesmo que não tenha muito a ver com a pintura, esse procedimento é importante para manter a aparência de novo. Outro cuidado é passar uma cera específica para a lataria com flanela (em movimentos circulares). Isso pode ser feito uma vez por mês.

5. DIRIJA COM CAUTELA

Alguns danos na pintura do carro podem ser causados por pedrinhas que batem na lataria quando se está dirigindo. Vale a pena prestar atenção na qualidade das estradas e evitar, quando possível, as que não apresentem boas condições. Reduza a velocidade e dirija com atenção. Estradas que foram asfaltadas recentemente também exigem certo cuidado. Caso perceba partículas de piche, remova o mais rápido possível.

6. CUIDADO AO ABASTECER

Ao abastecer, preste atenção em quem está fazendo e, se for você mesmo, não deixe que a gasolina derrame na lataria. O combustível é um dos inimigos da pintura do carro. Ele pode deixar manchas que são muito complicadas de serem removidas. Se isso acontecer, limpe imediatamente.

Sair da versão mobile